Evento beneficiou 1.484 pessoas, promovendo educação, cidadania, saúde, lazer e valorização dos trabalhadores da construção civil

Fortaleza recebeu, em 17 de agosto, a 17ª edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), o maior evento de responsabilidade social do setor da construção civil no Brasil. Realizado no Sesi Parangaba, o evento beneficiou 1.484 pessoas, entre adultos e crianças, com 15.763 atendimentos. Idealizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Responsabilidade Social (CRS), em parceria com o SESI Nacional, o DNCS acontece simultaneamente em diversas cidades do país. Na capital cearense, o evento foi organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), com o tema “Vida, sua melhor obra”.

Os participantes tiveram acesso a uma programação diversificada e gratuita, que incluiu atendimentos de saúde, como consultas médicas e odontológicas, avaliações físicas e nutricionais, e verificações de pressão arterial e glicemia. Além disso, o evento ofereceu momentos de lazer com banho de piscina, atrações musicais, jogos, brinquedos infláveis e atividades para as crianças, como pinturas, pipoca e algodão doce.

João Batista, trabalhador da CDG Engenharia, participou pela primeira vez do DNCS e estava muito satisfeito ao lado de sua esposa. “É a primeira vez que participo e estou aproveitando muito as atrações. Minha esposa e eu estamos nos divertindo bastante e aproveitando tudo o que o evento oferece,” comentou.

A Copa da Construção foi outro grande destaque, com a final e a decisão do 3º lugar durante o evento. O campeonato, que envolveu 485 operários atletas desde abril, teve a disputa do 3º lugar entre os times Impacto Protensão e Bspar (BS Flower), com vitória da Bspar (BS Flower) por 2 a 1. O time vencedor recebeu, além de troféu e medalhas, um prêmio de R$ 2 mil. A final entre Sumaré e Rolim Machado terminou empatada em 1 a 1 no tempo normal, mas a Rolim Machado garantiu a vitória nos pênaltis por 3 a 2, conquistando o primeiro lugar e um prêmio de R$ 4 mil.

Diego dos Santos, da Mendonça Construção, participou pela primeira vez do evento e estava empolgado com os jogos da Copa da Construção. “A final da Copa foi emocionante. Alguns amigos participaram, então eu vim para prestigiar,” disse ele.

Janaína Araújo, esposa de um trabalhador da construção, também expressou sua satisfação com as atrações infantis. “Enquanto meu esposo assiste aos jogos, eu aproveito os atendimentos médicos e meus filhos ficam brincando. É uma programação muito completa e bem organizada,” afirmou Janaína.

Patriolino Dias de Sousa, presidente do Sinduscon-CE, destacou a importância do evento: “O Dia Nacional da Construção Social é uma oportunidade única de valorizar todos aqueles que contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso Estado. Esse evento é uma forma de reconhecer o esforço e a dedicação dos trabalhadores da construção civil, fundamentais para o progresso que vivemos.”

Em Fortaleza, o DNCS contou com o patrocínio do Serviço Social da Indústria (SESI), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), da Apodi, Cegás e Cagece, e com o apoio da Enel e Frosty Sorvetes e Picolé.

Podemos ajudá-lo?