PROGRAMA RECONSTRUIR - SINDUSCON-CE - Sindicato das Construtoras

O que você está procurando?

O Sindicato das Construtoras dá assistência aos que já passaram por instituições de privação de liberdade e buscam uma nova oportunidade no retorno à convivência social. Desde 2014, o sindicato mantém o Programa Reconstruir, iniciativa que conta com a adesão de empresas associadas para

O Sindicato das Construtoras dá assistência aos que já passaram por instituições de privação de liberdade e buscam uma nova oportunidade no retorno à convivência social. Desde 2014, o sindicato mantém o Programa Reconstruir, iniciativa que conta com a adesão de empresas associadas para a inserção de egressos do sistema penitenciário no Estado.

 O Programa é resultado de um convênio firmado entre o Tribunal de Justiça do Ceará – TJCE, por meio das Varas de Execuções Penais da Comarca de Fortaleza, com o Sinduscon Ceará; e idealizado pelos juízes das 2ª e 3ª Varas de Execução Penal, Luciana Teixeira de Souza e Cézar Belmino Evangelista.

 A iniciativa é parte do programa “Um Novo Tempo”, desenvolvido pelo TJCE e permite a contratação de apenados nos regime semiaberto, aberto e em livramento condicional para trabalharem em canteiros de obras, abrindo a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho.

 O Sinduscon-CE optou pelo pagamento integral a estes trabalhadores, e não apenas os três quartos do salário mínimo, conforme previsto em Lei. Um grande resultado desta iniciativa é o índice zero de reincidência entre os participantes. 

 O projeto funciona da seguinte forma: o Tribunal de Justiça encaminha um candidato que já preencha os requisitos judiciais para inserção no mercado de trabalho da indústria da construção civil. Depois é realizada uma análise e acompanhamento psicossocial pela equipe do Núcleo de Execução Penal, e, na fase final, o candidato é indicado para uma das vagas disponibilizadas pelas construtoras associadas ao Sinduscon Ceará.

 Se a sua construtora é associada ao Sinduscon Ceará e você tem interesse em aderir ao programa, ou deseja conhecer um pouco mais sobre essa proposta, entre em contato com o Sinduscon-CE através do telefone 3456-4050.

Tire suas dúvidas sobre o programa reconstruir

1. Do que trata o Programa ReConstruir?

O Programa ReConstruir teve início em julho de 2014 quando foi firmado o Convênio nº 193 entre o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJ/CE e o Sindicato das Construtoras do Ceará – Sinduscon-CE tendo como intuito contribuir para a ressocialização dos apenados que cumprem pena nos regimes semiaberto, aberto e egressos do sistema penal. Para isso, são disponibilizadas vagas de emprego nas empresas da construção civil para inserção desses apenados.

2. A quem se destina?

O programa tem por objetivo a inserção no mercado de trabalho dos egressos do sistema prisional, ofertando para tal oportunidades de emprego na indústria da construção civil e capacitação profissional para os apenados e seus familiares. Para isso, é importante a participação das construtoras associadas ao sindicato na oferta de vagas.

3. Como faço para participar?

A empresa que tiver interesse em aderir ao programa, ou que deseje conhecer um pouco mais sobre essa proposta, poderá entrar em contato com o Sinduscon-CE pelo telefone (85) 3456.4050, ou diretamente com o profissional responsável pelo programa (assistente social), para que possam ser dadas maiores explicações quanto às ações desenvolvidas, direitos e deveres do empregador e do empregado e resultados alcançados.

Quando a empresa aceita participar do programa é assinado um Termo de Adesão, onde se explicam as obrigações de todas as partes envolvidas no processo para que se tenha maior transparência.

4. Como devo proceder quanto à contratação do egresso? Há algum tipo de diferenciação?

A contratação dos apenados ocorre conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, não havendo qualquer diferenciação trabalhista devido a sua situação processual. Os apenados terão os mesmos direitos e deveres de todos os outros funcionários da construção civil, recebendo o mesmo tratamento e a mesma exigência conforme regras da empresa.

5. Como ocorre a seleção dos apenados?

Antes de ser encaminhado para a construtora, o apenado é entrevistado pela assistente social responsável pelo programa para que seja realizada uma avaliação social e profissional do egresso. Posteriormente, é feita uma avaliação processual para verificar sua situação jurídica como: crime cometido, tempo de pena cumprido e cursos realizados enquanto estava preso.

O ReConstruir conta com uma assistente social que realiza acompanhamento ao apenado, tanto no seu local de trabalho quanto individualmente. São feitas mensalmente, ou conforme a necessidade, visitas aos canteiros de obras para verificar a situação do apenado, para isso se mantêm contato frequente com a equipe de recursos humanos da empresa e com os chefes imediatos do egresso.

São realizados ainda atendimentos mensais aos apenados no Fórum, visto a exigência judicial de comparecimento mensal para comprovação da presença e que o apenado reside na comarca de Fortaleza.

Não há prazo determinado para o apenado integrar ao programa, visto que mesmo após sanadas todas as suas pendências judiciais o reeducando pode continuar sendo assistido pelo programa. Da mesma forma ocorre com a empresa contratante. O egresso permanecerá admitido enquanto estiver respondendo satisfatoriamente as determinações da construtora.

Outros Programas

Prêmio da Construção

Prêmio da Construção

Saiba Mais
Programa Incorporar

Programa Incorporar

Entre as ações do Programa Incorporar está o “Selo Juridicamente Perfeito”, chancelado pelo Sinduscon-CE.

Saiba Mais
Clube de Vantagens

Clube de Vantagens

Clube de Vantagens Sinduscon CE Essa é mais uma iniciativa do sindicato, com o objetivo de oferecer vantagens exclusivas para você, associado ou conectado ao Sindicato das Construtoras do Ceará. São oferecidos inúmeros descontos especiais em diversos estabelecimentos e serviços, como restaurantes, academias, cursos, clubes de lazer etc. Para que você aproveite o que há […]

Saiba Mais
Open chat
No que podemos lhe ajudar?