Competitividade e inovação: Sinduscon Ceará, através do INOVACON, integra Programa BIM Colaborativo e ajuda construtoras e incorporadoras a revolucionar modo de construir - SINDUSCON-CE - Sindicato das Construtoras

O que você está procurando?

O Projeto BIM Colaborativo 2020 é uma iniciativa inovadora da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e que tem beneficiado diretamente empresas associadas ao Sinduscon Ceará.

Através do INOVACON – Núcleo de Inovação da Construção Civil do Sinduscon Ceará, o braço tecnológico da entidade, o SindusconCE está participando de forma ativa do Programa BIM Colaborativo, com apoio do Sistema FIEC, através do SESI-CE. O principal objetivo do programa é transformar o negócio das empresas da indústria da construção civil com o uso do BIM, de forma colaborativa, com baixo investimento e risco. O programa ajuda as construtoras e incorporadoras a mudar o seu patamar de competitividade de forma estruturada.

O projeto abrange projetistas de arquitetura, estrutura e instalações e empresas construtoras e incorporadoras, visando melhorias no processo de elaboração de projetos, melhorias na coordenação de projetos, na orçamentação das obras, planejamento e redução de retrabalhos no canteiro de obras.

Para o presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, o projeto cria condições para as empresas introduzirem essa mudança que vai revolucionar a maneira como projetam, constroem e operam as suas especificações. “O projeto é muito bacana e participam muitas empresas do setor de diversas áreas, o que é capaz de gerar uma troca de conhecimento muito importante sobre a metodologia BIM”, afirmou.

As ações do BIM Colaborativo iniciaram em janeiro de 2021 e seguem até o final de maio deste ano. No Ceará, participam 5 construtoras / incorporadoras e 10 empresas de projetistas, dentre eles, escritórios de Arquitetura, Instalações Prediais e Cálculo Estrutural. No programa nacional, são mais 15 escritórios de projetos e incorporadoras de outros Estados do Brasil.

O projeto é dividido em 5 etapas, com fases de Diagnóstico BIM – Orientada ao alinhamento estratégico da empresa; com Workshop de alinhamento conceitual, usos, processos BIM e dados de mercado; com apresentação das principais soluções de mercado; treinamentos; e finalizando com o desenvolvimento do PROJETO PILOTO com modelagem autoral, coordenação espacial, planejamento e orçamento baseado em BIM.

O que é o BIM?

Significa Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção, definido como uma filosofia de trabalho que tem como propósito integrar todos os agentes e disciplinas envolvidas no desenvolvimento de um projeto em todas as suas fases, para desenvolvimento de um modelo virtual que gere uma base de dados que contribuam não só com a concepção e compatibilização de projetos mas também subsidiam o planejamento, execução, implantação, manutenção e gerenciamento de edificações.

Quem são os idealizadores?

Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e VISTTA|S Consultoria

Quem são os participantes?

ARQUITETURA E CONSULTORIA JULIO BARREIRA E CRISTINA FONTENELE S/S LTDA

ASPRO INSTALAÇÕES

CANOPUS CONSTRUÇÕES LTDA

CIA DE ARQUITETURA

DANIEL ARRUDA ARQUITETURA

DIAS DE SOUSA

FASE PROJETOS

HEPTA ENGENHARIA ESTRUTURAL

IDIBRA PARTICIPAÇÕES

KPR RODAN INCORPORAÇÕES

LUCIANO RAMOS ARQUITETURA

MD ENGENHEIROS ASSOCIADOS

NORCALC ESTRUTURAL

RL ARQUITETOS

VICTA PARTICIPACOES LTDA

Quem são os patrocinadores/ parceiros?

GRAPHISOFT, ALTOQI, SENIOR MEGA, AUTODESK, EXPERT SYSTEMS, TQS, BENTLEY, NEMETSCHEK, SOLIBRI, SISTEMA FIEC (SESI)

Mais informações:

(85) 3456.4050 ou pelo e-mail inovacon@sindusconce.com.br